quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O Brasil InGana


"O Brasil é a Ingana: Tem a renda parecida com a Inglaterra, mas tem serviços parecidos com a de Gana "

Os 35,8% da carga tributária significam mais de um trilhão de reais pagos pelos brasileiros em impostos diretos, como o imposto de renda, ou indiretos, como o imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços.Esses impostos indiretos são o que mais pesa no bolso de quem pode menos: o imposto pago num quilo de arroz é o mesmo pro rico e pro pobre, mas aqueles centavos pesam mais no bolso do pobre do que no do rico.

Só que, dessa grana toda, mais da metade vai pra transferências (principalmente aposentadorias de servidores e benefícios do INSS) e pagamento de juros. Proporcionalmente ao PIB per capita, esse saque é comparável ao que acontece na França. Sobram ao governo pouco mais de 593 bilhõezinhos pra investir no funcionamento da administração pública.Como essa grana acaba sendo mal investida - vejam só, por exemplo, a profusão de gastos excessivos no Senado -, ocorre que pesa no bolso de tudo o que é lado. No Senado francês, por exemplo, há seis funcionários para cada parlamentar, contra 120 por parlamentar no Senado brasileiro.

O estudo do IPEA só levou em consideração, pra comparar com o Brasil, países com renda per capita maior. Nos países europeus, a carga tributária é maior do que a nossa, mas isso se reverte em serviços públicos de qualidade. Na Suécia, por exemplo, eles pagam quase metade do salário de imposto, mas o poder público dá até babá pra cuidar do filho do meu amigo Svante. Fonte: Aqui

Nenhum comentário: