segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Envio ilegal de cartões de crédito

Clientes devem denunciar envio ilegal de cartões

Bancos e financeiras vêm retomando prática abusiva devido à passividade do consumidor .As administradoras de cartões de crédito continuam desrespeitando o consumidor. Entre as estratégias para fisgar novos clientes, está o envio do plástico mesmo sem solicitação. A prática, considerada ilegal por entidades de defesa do consumidor, contraria acordo firmado em 1998 entre o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, e a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

O cliente pode apenas desconsiderar o recebimento do cartão de crédito. Outra opção é pedir o cancelamento imediato à financeira, mesmo que tenha vontade de usa-lo poderá fazer o uso lembrando que no caso seria amostra grátis, pois foi ofertado, e não poderá haver cobrança de anuidade. Caso a administradora ignore a solicitação, o assunto deve ser levado a um órgão de defesa do consumidor, ou a consulta a um advogado, duvidas me consulte por e-mail.

Aa falta de denúncia acaba alimentando o desrespeito de bancos e financeiras ao CDC (Código de Defesa do Consumidor). A entrega de documento sem solicitação prévia do cliente configura prática abusiva, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, quem se sentir lesado deve recorrer à Justiça e pedir indenização por danos morais e materiais.

Caso não queira INUTILIZE IMEDIATAMENTE PARA EVITAR PROBLEMAS o consumidor deve quebrar o cartão indesejado logo após o recebimento.

Recentemente, o DPDC apertou o cerco às instituições financeiras que insistem em cometer a irregularidade. Pelo termo de compromisso assinado por bancos e financeiras, as administradoras não enviariam mais cartões para clientes sem que houvessem pedido. O acordo prevê multa de R$ 532 mil à instituição financeira que ignorar as regras. No entanto, o prejuízo pode ser superior a R$ 700 mil, valor da punição na reincidência.

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