segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Incautos de The Secret

Post retirado da internet que traduz The Secret, bem interessante:

"Um dos recentes fenômenos literários é a obra de Rhonda Byrne uma ilustre desconhecida que num "ímpeto" de genialidade resolveu escrever um livro (filho ela já deve ter, só falta plantar uma árvore) de auto-ajuda que virou filme depois (pra variar...). Meu objetivo nesse post é revelar o que há por trás desse tal de "Segredo" que a pseudo-escritora descreve em sua obra-prima. Tal qual fiz com o Código da Vinci, penúltimo fenômeno literário que hoje assombra as estantes de livrarias, vou procurar fazer um breve adendo à massiva "inspiração" literária que os best-sellers geram.

Quem passou os útimos anos num bunker nuclear ou perdido na floresta do Congo e não sabe o que é essa porra toda de Segredo, vou dar uma breve descrição:
"Fragmentos de um grande segredo foram encontrados nas tradições orais, na literatura, nas religiões e filosofias ao longo dos séculos. Pela primeira vez, todas as peças do Segredo se juntam numa revelação incrível que transformará a vida de todos que o vivenciarem. Neste livro, você aprenderá como usar o Segredo em cada aspecto da sua vida - dinheiro, saúde, relacionamentos, felicidade, e em cada interação que você tem no mundo. Você começará a entender o poder oculto e inexplarado dentro de você e esta revelação pode lhe trazer muita alegria em cada aspecto de sua vida. O Segredo contém a sabedoria de mestres contemporâneos -- homens e mulheres que usaram-no para alcançar saúde, riqueza, e a felicidade. Ao aplicar o conhecimento de O Segredo, eles trazem à tona, histórias extraordinárias para curar doenças, adquirir riquezas, superar obstáculos, e alcançar o que muitos considerariam como impossível."

Ou seja, a velha tática de explorar mistérios secretos do passado, guardados a sete chaves por ordens secretas, e que só hoje vieram à tona. Não esquecendo de citar, é claro, a tal da Física Quântica (que ninguém sabe o que realmente significa, e serve só pra dar um embasamento científico nessa história toda). E recheado de depoimentos de pessoas que usufruíram do tal Segredo e agora estão ricos e alegres.

E tem o filme também! Primeiramente, assista o trailer dele, você irá pensar que é um filmão de aventura recheado de mistérios e enigmas. Ao assitir o filme você só irá ver uns gatos-pingados lá falando de como ganharam dinheiro de uma hora para a outra. Sorte minha que o DVD era piratão e estragou no meio do filme. Resumindo: tudo que o pobre que ouvir é sobre como ganhar dinheiro. O cara compra o DVDzão pirata e fica assitindo toda aquela ladainha do cara que escrevia livros e não ganhava um tostão, mas quando ele usou o Segredo, de repente o livro dele vendeu mais do que água e o cara ta rico até hoje.

Tá, mas o QUE é esse tal de Segredo? Muito simples, segundo a autora que eu já esqueci o nome, para você conseguir qualquer coisa, TUDO o que você quiser na vida, basta pensar positivo. Eis que surge a tal da "Lei da Atração", que diz que se você pensar coisas boas irá atrair coisas boas. Tudo, é claro, fundamentado pela Física Quântica.

E como não poderia deixar de ter, todo fenômeno literário está sujeito à ação de urubus, pessoas que tem o cerébro mais atrofiado que a própria pessoa que escreveu a obra original e decidem tomar emprestadas algumas idéias contidas no livro para escreverem pequenas reflexões a respeito do tema. Um dos grandes expoentes dessa safra de abutres é do Brasil! Estamos representados pelo grande intelecto de nada mais nada menos que Ana Maria Braga (sim, aquela velhinha cheia de silicone que fica cozinhando de manhã na TV!). Eis que surge "O Segredo Por Ana Maria Braga".

Segue abaixo uma pequena lista de outros caroneiros desse grande sucesso. Confiram:

A Lei da Atração: o Segredo Colocado em Prática
Muito Além do Segredo
O Segredo de Deus
O Segredo da Prosperidade (eu também quero um Segredo só pra mim...)
A Lei da Atração
A Lei Universal da Atração (perceba que esse é bastante diferento do título acima, já que abrange o UNIVERSO inteiro!)
A Lei da Atração e o Poder do Pensamento
Verdades e Mentiras sobre a Lei da Atração (não precisa de um livro para sacar toda essa falcatrua.)


2 comentários:

Anônimo disse...

Desses livros que você citou, o único que busca, com argumentos sólidos, desfazer as ilusões pregadas por Rhonda Byrne, é "Verdades e mentiras sobre a Lei da Atração", de Philip Hill.
Li e recomendo.

Juliana Casting, Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Concordo com a Juliana. O professor Philip Hill, autor de Verdades e mentiras sobre a Lei da Atração fez exatamente o que o dono desse blog fez, criticando o livro de Rhonda Byrne, mas com bons argumentos e informações científicas, e não apenas vociferando sem sentido.