quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Vocabulário do Iphone / Itouch

O iPhone da Apple existem palavras como jailbreak, Simcard, TurboSIM…dicionário com algumas palavras básicas do vocabulário.

FIRMWARE: é o “sistema operacional” do iPhone, o software interno que o faz funcionar.

JAILBREAK: em uma tradução livre seria “quebrar a prisão”. É o ato de habilitar a instalação de programas não-oficiais no iPhone. É o jailbreak que permite a ativação e desbloqueio do aparelho (até o firmware 1.1.3).

ATIVAÇÃO: o iPhone, quando sai da caixa, vem desativado (sem as funções de telefone nem de iPod). Oficialmente ele foi feito para ser ativado somente com o iTunes e um plano de uma das operadoras autorizadas pela Apple, mas é possível ativá-lo extra-oficialmente através do jailbreak.

DESBLOQUEIO: ato de fazer com que o iPhone aceite chips de qualquer operadora e tenha assim funções de telefone. Até pouco tempo somente os aparelhos com Bootloader 3.9 poderiam ser desbloqueados, mas agora nos com 4.6 também é possível.

BOOTLOADER (BL): é uma parte do software responsável pela inicialização do aparelho. Os primeiros iPhones vinham com a versão 3.9.

BASEBAND (BB): é o processador responsável por todas as comunicações do iPhone. O desbloqueio do aparelho passa pela baseband.

OTB (ou OOB): “Out of the Box”. É o aparelho que acabou de sair da caixa. Fala-se muito nas versões do firmware. “1.1.3 OTB”.

IMEI: é a identidade do celular. Cada celular no mundo tem o seu IMEI, que é único. Normalmente é achado atrás da bateria. Outra forma de se obter o IMEI é digitar direto no aparelho o código: *#06# para obter o número IMEI sem precisar desligá-lo.

SIMCARD: O cartão SIM — ou SIM Card ou ainda GSM-SIM card, em inglês – é o chip do telefone GSM.

TURBOSIM: é um adaptador para o cartão SIM que faz o telefone acreditar que o chip é de outra operadora. No caso do iPhone, ele faz o aparelho pensar que é um chip da AT&T. Ele é reprogramável.

StealthSIM/NextSIM: mesma coisa que o TurboSIM, mas não são reprogramáveis. Se o iPhone mudar a maneira de ler o chip, a SIM não vai funcionar.

UNLOCK: ver desbloqueio.

DOWNGRADE: instalar uma versão anterior à atual. No caso do “downgrade para 1.1.2″, por exemplo, quer dizer instalar o firmware 1.1.2 em um iPhone que já tem a 1.1.3.

UPGRADE (ou atualização): instalar uma versão mais nova que a atual.

BRICK: em inglês, “tijolo”. É o ato de deixar o iPhone inoperável, bloqueado completamente, por operação de hack mal sucedida. O aparelho torna-se um peso de papel, daí o nome.

Nenhum comentário: