quarta-feira, 11 de março de 2009

Faxina no Computador 2

Ano Novo Computador velho, bom em tempos de crise financeira Sem Ônus te dá uma mãozinha Faxina no Computador.

1- Eliminar arquivos e programas desnecessários do sistema pode ganhar velocidade

Uma simples limpeza em arquivos desnecessários no sistema pode ser a solução para um computador lento, que demora para ser reinicializado ou que fica travando.

Softwares que fazem esse trabalho por você.

Ccleaner é a dica do professor Igor Freiberger, do Senac Informática. A ferramenta pode ser baixe Sem Ônus www.ccleaner.com em português. (Verifica erros no registro do Windows, local que armazena informações sobre os arquivos instalados na máquina no HD, indica a quantidade de dados inúteis que podem ser removidos. Deleta temporários de internet e do Windows, cookies e histórico de navegação.

Desfragmente o disco rígido para otimizar o processamento de informações, reorganiza a disposição dos dados no HD.

"Um arquivo pode estar gravado em diferentes setores do disco rígido. Se o sistema tiver que lê-lo demorar mais tempo. reordenar os dados deixa mais rápido,

Windows, há um utilitário que faz isso (em menu Iniciar/Programas/Acessórios/Ferramentas do Sistema/Desfragmentador do disco).

Baixe um Anti Spyware que some com os mais comuns espiões de seu computador, uso muito o Spy Bot, Adware, Super Antispyware, uso os 3 para garantir, mas não esqueça de atualizar antes de usa-lo bem como imunizar ao final. E não esqueça também de no final passar o Anti Virús (gosto muito do Avira)

Produtos químicos podem danificar o computador., use um pincel ou cotonete para eliminar farelos entre as teclas. Se você tem um mouse comum, retire a bolinha de rolagem e efetue a limpeza dos rolamentos internos.

---------------------------------------------------

É hora da faxina

Aplicativos e arquivos baixados da internet ocupam espaço no disco rígido (HD) do computador e consomem capacidade de processamento da máquina. Aproveite as férias para dar uma geral no seu PC e descartar o que não usa mais. Veja como:

1º passo

Faça cópias. Antes de começar a limpeza, faça um backup dos arquivos que você não pode correr o risco de perder. Copie manualmente o material desejado para CD, DVD, pen drive, disquetes ou use um recurso do Windows (no XP, acesse menu Iniciar/Programas/Acessórios/Ferramentas do Sistema/Backup).

2º passo

Limpe os restos de navegação. Temporários de internet, cookies (arquivos de texto que gravam dados da navegação) e histórico devem ser eliminados pelo menos uma vez por semana. Além de ocupar espaço em disco, o conteúdo é carregado a cada reinicialização do Windows, o que vai degradando o desempenho do PC. Para efetuar a limpeza, abra o navegador de internet e acesse Ferramentas/Opções.

3º passo

Apague temporários do sistema. Utilize uma ferramenta do Windows que informa quanto espaço você ganhará no HD com esta faxina. No menu Iniciar, acesse Programas/Acessórios/Ferramentas de Sistema/Limpeza de disco. É possível apagar temporários de internet e do sistema, conteúdo da Lixeira e páginas de web offline (que podem ser exibidas quando você está desconectado), entre outros.

4º passo

Delete programas e fontes que não utiliza. Mesmo que nunca seja usado, um programa instalado no PC grava dados no registro do Windows, que são carregados quando a máquina é reinicializada, o que influencia o desempenho do computador. O mesmo acontece com as fontes. Para desinstalar aplicativos, é preciso acessar Painel de Controle/Adicionar ou Remover Programas. Jamais apague apenas a pasta dele no Windows, porque o software salvou dados em outras partes do HD. Para desinstalar fontes que dificilmente são usadas, acesse Painel de Controle/Fontes.

5º passo

Organize arquivos e pastas. Coloque fora aqueles vídeos e outros conteúdos que você baixou da web e que, depois de um tempo, só servem como entulho no HD. Para liberar espaço, transfira para CD, DVD, pen drive ou disquetes dados que raramente acesse. Organize os seus arquivos (em Meus Documentos, crie pastas para cada tipo de material). No navegador de internet, limpe a sua lista de Favoritos.

6º passo

Desabilite softwares que rodam sempre,Aplicativos que ficam rodando o tempo todo (exibidos ao lado do relógio), mesmo que não estejam em uso, deixam o micro lento. No Windows XP, acesse Iniciar/Executar, digite msconfig e tecle Enter. Na tela exibida, selecione a guia Inicializar e desabilite esses programas (mantenha apenas o antivírus). Para identificá-los (eles nem sempre são exibidos por seus nomes), olhe na coluna Comando a sua localização.

7º passo

Efetue atualizações de segurança. Códigos maliciosos deixam o computador lento. Consumem processamento, memória e banda de internet. Faça a varredura completa do HD em busca de ameaças. Há bons softwares gratuitos, como o antivírus e o anti-spyware AVG (em http://free.grisoft.com). Configure o firewall (uma opção gratuita é o Zone Alarm, em www.zonelabs.com/store/content/company/products/znalm/freeDownload.jsp?) e faça as atualizações de segurança do sistema operacional (menu Iniciar/Windows Update).

Bom essa é a dica Sem Ônus para Windows já usuários de Mac boa praia.

Nenhum comentário: