segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Paz Símbolo do Disarmamento faz 50 anos (Peace Disarmament Symbol 50 Years)

O símbolo da paz está fazendo 50 anos


O símbolo mais tradicional de "paz" nasceu, do desenho de Gerald Holtom, um artista inglês que recebera a incumbência de criar um símbolo para a primeira Campanha Pelo Desarmamento Nuclear, CND, na Inglaterra, em 1958. O trabalho de Holtom foi apresentado e aprovado pelo Direct Action Committee Against Nuclear War e selecionado para aparecer em público na primeira marcha contra a Guerra Nuclear, que entrou para a história como a "1st Aldemaston March", e reuniu centenas de pessoas numa caminhada de quatro dias desde Trafalgar Square, em Londres, até o Centro de Pesquisas Nucleares de Aldermaston, em Berkshire.

O símbolo da paz é uma combinação de sinais militares. Holtom usou os símbolos de um alfabeto semáforo, um sistema de sinais que utiliza os braços e bandeiras para transmitir informações. Há algo semelhante nas pistas dos aeroportos. Os sinais deste alfabeto que representavam o N (de "nuclear") e o D (de "desarmamento") para expressar sua revolta, seu desespero diante da ameaça nuclear. Assim, os sinais que a gente vê no símbolo da Paz, sugerem alguém em atitude de desespero, com os braços estendidos para baixo, as palmas das mãos viradas para fora, como se perguntasse alguma coisa como e agora?, por quê?.

Contra os armamentos nucleares, na guerra fria o símbolo fortaleceu os movimentos de paz na década de 60: Civil Rights que confrontaram negros e brancos nos EUA , vestido de flores, nas manifestações dos jovens hippies, da Califórnia às barricadas de Paris, durante o apartheid na África do Sul, tentaram apagá-lo das paredes das universidades francesas, poderoso resistiu, representou a liberdade o amor.

Links : Essential Works Happy Birthday Peace

Nenhum comentário: